Identidade e (dis) capacidade


Sendo as diferenças entre as pessoas um dado incontornável, a sociedade determina quais os desvios que vão consignar a diminuição ou a amplificação do valor pessoal, uma vez que está organizada segundo um sistema de representações que, supostamente, oferece ordem e sentido ao mundo perceptível.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Integração Social


Hoje, após falar com uma jovem de 23 anos, duas frases bailam na minha mente: a primeira, de Randy Larsen & David Buss, “para que funcione a integração não basta enviar o grupo minoritário para junto do grupo maioritário, os grupos devem de ter algumas metas comuns, competir nas mesmas equipes ou fazer parte do mesmo trabalho” ; a segunda, de um filme da década de oitenta sobre a vida de uma jovem com paralisia cerebral _ Gabi _ “Deus é uma mosca pousada na parede, por favor trás o mata-moscas”.
A jovem sofreu um acidente de viação aos 16 anos quando viajava com o namorado, estando este embriagado. Ficou sem movimentos nos membros e com graves problemas de fala. O namorado, a esse nada lhe aconteceu.
Após muitos internamentos, muitos tratamentos, muitas consultas e muitos especialistas, vive prisioneira num corpo de mulher mas que ninguém reconhece como tal. Menorizam-na tratando-a como uma criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores